Educação para todos

Isis Ribeiro e Mariana Jósimo

A Educação no Brasil é um assunto muito amplo, porém pouco discutido. Essa afirmação se comprova pelo fato de que o assunto é escasso na mídia impressa. Entre os fatores que contribuem para que a educação não tenha o devido espaço nos jornais é o desinteresse dos jornalistas em especializar-se nessa área. Outro ponto a considerar é a manipulação do conteúdo abordado. Para a doutora em educação e coordenadora da Ação Educativa, Mariângela Graciano, existe a predominância de pautas estabelecidas pelo governo. “Isso trás muitos problemas, pois há assuntos e também pessoas que tem direito a educação e não ganham espaço”, comenta.

A doutora fala ainda que os temas abordados devem ser aqueles que falam sobre educação com diferentes etnias. “Para existir uma cobertura justa, a imprensa deveria dar espaço e mostrar os direitos dessas classes. Poderia abranger o tema educação voltado para esses grupos”, sugere.

O assessor de comunicação do Unicef de Pernambuco, Inácio França, também recomenda alguns assuntos a serem discutidos pela mídia. “Seria ideal abordar a necessidade da educação em formar cidadãos conscientes e capazes de contribuir para o desenvolvimento da sociedade”, expõe.

Os temas atuais em questão explorados pela mídia dirigem-se ao ensino médio e parcerias entre poder público e iniciativa privada. Mariângela observa que o assunto mais explorado sobre o ensino médio refere-se à preparação para o vestibular. Ela conta que existe uma seqüência abordada pela imprensa que reflete sempre no mesmo ponto: o despreparo dos jovens candidatos a partir dos débeis resultados. “A mídia não discute o porquê que eles não aprenderam a ler e escrever como devem. É necessário ouvir o corpo docente para entender os reais problemas. Caso contrário, a política jamais avançará”, argumenta.

O texto “Reflexões e recomendações sobre a cobertura da educação na imprensa escrita nacional” publicado no trabalho de análise “A cobertura da educação na mídia”, em dezembro de 2007 pelo Observatório de Educação, explicita a idéia da diversificação de fontes jornalísticas para área educacional. Os autores mostram que depoimentos das organizações da sociedade civil, comunidade escolar, centros de pesquisa e universidades são importantes para o conhecimento de temáticas ausentes do repertório comum. Mas o acesso a essas fontes não é viável quanto se imagina. Principalmente aos professores. A doutora Mariângela revela que no estado de São Paulo e outros 17 estados do Brasil existe uma lei de funcionalismo público que proíbe o professor de dar entrevistas. “Em São Paulo, essa lei é de 1968. É uma lei anterior a constituição, antes do período da ditadura”, indigna-se.

Sem o auxílio de pedagogos e conhecimento prático na área, os jornalistas seguem no desafio de escrever para um público praticamente desconhecido. Por tais motivos, existem poucos jornais que possuem versões infantis com passatempos didáticos e educativos. França reforça a idéia de que escrever para crianças é um desafio para os jornalistas. De acordo com o assessor, os complementos infantis ajudam na educação e formação da criança. “O texto e a diagramação adequada aos pequenos ajudam a formar leitores, a criar intimidade entre palavra escrita e a mídia”, esclarece.

Educação e mídia sempre será um tema em debate por pesquisadores, educadores, doutores e também jornalistas. Mas o fundamental está na diversificação e divulgação adequada dessa questão importante para a sociedade. Há necessidade em discutir mais sobre a educação básica como componente de um todo. Segundo Mariângela, existe também outro lado essencial no processo de discussão. “É necessário ter a noção de educação como um direito. Deve-se incluir temas e grupos vulneráveis que também estão fora da cobertura”, conclui.


Texto publicado originalmente no Canal da Imprensa

4 Girassóis:

Anônimo disse...

Hi there! This is my fіrst visit to your blog!
We aгe a team of volunteеrs and starting a new prοject in а community in the same niche.
Υour blog provided us beneficial informatiοn to ωork on.
Yоu hаve done a marvеllous ϳob!


my blog; http://3dtattoos.net/gallery

Anônimo disse...

Ӏ'm not sure why but this site is loading extremely slow for me. Is anyone else having this problem or is it a problem on my end? I'll chеcκ back lаter οn anԁ
ѕee if the problem stіll еxists.


Feel free to viѕit my weblοg; саrpet сleаning tеmpe ()

Anônimo disse...

It's a pity you don't have a donate button! I'd most certainly donate to this outstanding blog! I suppose for now i'll settle for book-marking and adding
your RSS feed to my Google account. I look forward
to brand new updates and will talk about this blog with my Facebook
group. Chat soon!

Feel free to visit my blog post: garage door openers phoenix

Anônimo disse...

Нowdy! I cοuld hаvе sworn I've been to this site before but after browsing through some of the post I realized it's new to me.
Anyways, I'm definitely glad I found it and I'll be
bookmarking and сhecκіng back fгеquently!


Here is my homеpage :: nautical star tattoos