O mundo nas ondas da CBN

A Central Brasileira de Notícias (CBN) sabe validar com competência seu slogan que diz: "A rádio que toca notícia". Comprometida com os fatos relevantes, informa os brasileiros sobre os acontecimentos mundiais. Diante de uma série de ocorrências, em geral, a rádio aborda as notícias importantes no contexto global.

Ela expõe com qualidade, quase diariamente, as principais notícias do mundo. Porém, o espaço de destaque para essa editoria é pequeno e as informações são anunciadas rapidamente. Fugindo da regra, em alguns dias as notícias internacionais ocupam mais destaque na programação. Foi o caso da grade do dia 26 de outubro deste ano, que abordou cerca de sete matérias e uma entrevista com o analista político Rosendo Fraga, sobre a disputa presidencial na Argentina, em que a candidata Cristina Kirchner ocupava a liderança. Fato no qual teve grande repercussão mundial, pois ela era comparada com a líder da política no país na década de 40, Evita Perón. A CBN fez uma apuração minuciosa das eleições e informou desde a opinião popular até o resultado final.

Pelo fato de pertencer a uma grande rede como o Sistema Globo de Rádio, nota-se a facilidade da editoria em ter correspondentes no exterior. A CBN pode ter acesso a repórteres de outros programas da rede e enriquecer a apuração dos acontecimentos.Com repórter direto de Buenos Aires, a rádio abordou em uma única e completa matéria a apuração final das eleições na Argentina. Talvez, um pronunciamento da eleita enriqueceria a edição do dia, mas não houve. Diante das notícias em destaque, ao menos uma em cada data, estão repórteres que se encarregam em apurar o fato no local em que aconteceu. Na quinta-feira, 1.º de novembro de 2007, a correspondente Rosean Kennedy expôs direto de Londres informações referentes ao caso do brasileiro Jean Charles, assassinado pela polícia britânica em julho de 2005. O fato de a repórter estar mais próxima dos fatos caracterizou melhor a matéria, que descreveu a condenação dos policiais. Em outro caso, na notícia do dia 31 de outubro de 2007, a repórter da BBC Brasil, Anelise Infante, acompanhou para a CBN, direto de Madri, o julgamento de 28 pessoas envolvidas em um atentado ao metrô da cidade em 2004. A apuração da jornalista fez com que os ouvintes soubessem de detalhes, como gritos indignados da população pela absolvição de oito envolvidos.

A partir do critério de seleção utilizado pela rádio na divulgação do acontecimento mundial, ela opta em geral, por notícias catastróficas relacionadas às condições climáticas ou violência. Fatos que atingem de modo direto ou mesmo indireto os brasileiros também são matérias da editoria. Notícias como a de Jean Charles, tiveram direito a três matérias em dias consecutivos, além da citada acima. Isso ocorreu devido ao personagem central ser um brasileiro, e pelo fato de ter repercutido em nosso País na época do acontecimento.

Na terça-feira, 30 de outubro de 2007, a rádio não noticiou matérias internacionais. Esse fato mostra um descuido por parte dos editores, pois notícias certamente aconteceram em nível global. A matéria intitulada "Rei da Jordânia pede que China se envolva mais com Oriente Médio", do site da Agência Internacional Reuters, poderia ser noticiada no veículo deste dia. A matéria conta que autoridades israelenses e palestinas preparam-se para uma conferência de paz convocada pelos Estados Unidos no final deste ano, em que a China pode ajudar a garantir um progresso no acordo. Matérias como: "Helicópteros turcos voltam a atacar posições de rebeldes curdos" e "Enfraquecida, tempestade Noel leva chuvas para Cuba", seriam essenciais para a edição do dia 30. A primeira seria uma seqüência das matérias já noticiadas na CBN nos dia 26 e 28 de outubro de 2007. E a segunda que tranqüiliza a população em relação à tempestade Noel, seria fundamental, pois no dia anterior a emissora noticiou que a mesma tempestade deixara cerca de 20 mortos em passagem pela República Dominicana.

Manter o caráter de novidade de informação e a diversidade de assuntos deve ser os principais objetivos da editoria internacional do veículo. Captar a notícia direto do foco de origem com os correspondentes internacionais e noticiá-las em "primeira-mão", certamente farão o sucesso da rádio. Homens bombas, Hugo Chávez, Fidel Castro, Cristina Kirchner ou até mesmo Bin-Laden, o importante é informar com qualidade sem ignorar nenhum fato, pois os acontecimentos externos refletem também em nosso País.

Nas ondas da CBN, as notícias podem vir de vários países. Independente da origem, o que os ouvintes esperam é que nesse mar de catástrofes e desacordos, a rádio traga também uma maré de boas notícias globais.

Texto publicado originalmente no Canal da Imprensa

Comenta! (;