Jornalismo Popular (Márcia Franz Amaral)

AMARAL, Márcia Franz. Jornalismo Popular. São Paulo: Contexto. 2006; 141 páginas.
Jornalismo Popular, o livro escrito pela doutora em Comunicação e Informação, Márcia Franz Amaral discute o tema popular no cenário sensacionalista. A autora aborda fatos da história do jornalismo popular em contexto mundial e nacional. Definições do termo sensacionalista, comparação de jornais com o significado do sensacional e análise do público alvo também estão presentes na pesquisa.

Márcia explica a origem e relação do termo “sensacionalista” com jornais populares. A ligação do sensacional ao jornal feito para classes de baixo poder aquisitivo dá-se ao fato de jornais, como o Notícias Populares (NP), atualmente fora de circulação, fazerem um simples acontecimento se tornar extraordinário. O NP abusava do sensacionalismo e estampava nas páginas reportagens relacionadas ao sexualismo e violência. Faltava conteúdo dito “sério”. Pelo fato do NP ser um jornal com público alvo de baixa renda, a regra foi estabelecida: todos os jornais populares são sensacionalistas. Esse é o pensamento pré- estabelecido por muitos comunicadores e leitores. Mas essa linha de opinião é quebrada pela autora que destaca a relevância da análise antes do julgamento de determinado segmento.

Falar ou escrever para as classes C e D não significa distorcer fatos, apelar para sexualismo, violência e mau gosto. Pode-se elaborar um jornal que informe, divulgue e critique sem usar esses métodos distantes do objetivo de prestação de serviço. Aliás, o jornal popular relaciona-se mais próximo do público alvo e a função de prestação de serviço é muito clara e presente. Não se deve apenas classificar um jornal como sensacionalista pelo simples fato de expor na seção de entretenimento, por exemplo, fofocas de artistas e mulheres com poses sensuais. Isso vende. E por esse motivo os leitores são atingidos a comprar. Mas o cidadão que compra o impresso, além de encontrar sensualismo, acha também reportagens, matérias e informativos relevantes para o contexto social em que vive. O questionamento presente e decisivo encontra-se então, na qualificação adequada para distinguir uma mídia sensacionalista da que não se enquadra na questão.

De acordo com Márcia, o fato que diferencia um jornal sensacionalista dos demais é a intensidade. A afirmação de que o sensacionalismo é o grau mais intenso a fim da comercialização da informação possibilita uma análise dos jornais que se encaixam na situação. O termo sensacionalismo é citado por diversos autores, segundo concepções variadas, porém a definição encontrada em “Jornalismo Popular” é a que melhor define a partir da contextualização dos jornais nacionais. A autora define perfeitamente o termo ao afirmar: “... o sensacionalismo está ligado ao exagero; à intensificação, valorização da emoção; à exploração do extraordinário, à valorização de conteúdos descontextualizados; à troca do essencial pelo supérfluo ou pitoresco e inversão do conteúdo pela forma”.

O jornalista Alberto Dines, citado por Márcia, destaca sobre o processo sensacionalista e afirma que ele acontece em todo tipo de imprensa. Ele divide o sensacionalismo em três grupos: gráficos, lingüísticos e temáticos. A autora cita também outros autores e comunicadores e faz um embasamento relevante diante do assunto. Na associação do sensacionalismo com o popular, pode ser formado outro estereótipo. Este se define no pressuposto de que popular e sensacional estão ligados e presentes exclusivamente na mídia impressa. Mas, os programas de televisão também são mencionados no livro e caracterizados como mais “intensos” do que os impressos.

O que a autora pretendeu com a publicação foi quebrar o paradigma que estabelece regras e dita críticas pouco fundamentadas sobre o “novo” formato de mídia impressa, o popular. O livro faz com que os comunicadores desenvolvam um pensamento crítico a fim de analisar contextos e a mídia totalitária, não apenas em fatores isolados.

1 Girassol:

Rê disse...

estou estudando para uma prova hoje..e o seu texto me ajudou bastante!! Show de bola.