Verdade também vende

Compromisso com a verdade ou sensacionalismo. Vender notícias verídicas sem criar o “espetáculo da mentira” certamente é uma difícil tarefa para os jornalistas. Esse comprometimento com os fatos é abordado pelo personagem Henry Hackett (Michael Keaton), no filme O Jornal, dirigido por Ron Howard.

O filme começa com dois empresários mortos dentro de um carro e uma pichação com insultos raciais na lataria. Quem encontra os corpos são dois jovens negros que estavam passando pelo local. Eles acabam sendo presos como principais suspeitos do crime. Esse acontecimento surge no dia seguinte como matéria de capa dos principais jornais, menos no The New York Sun, jornal no qual Henry trabalha. A partir disso, a equipe dele precisa definir rapidamente um “furo” para a próxima edição.

Alicia Clark (Glenn Close), diretora de Henry, sugere que o jornal publique em sua capa a matéria de um acidente de metrô com a foto de um passageiro com o braço solto. Em contraposição, o jornalista propõe algo novo sobre a morte dos empresários e acusa Alicia de sensacionalismo. Ela apenas defende-se dizendo que os leitores se interessam pelo metrô. Henry indaga a diretora se ela fizera uma pesquisa e afirma que dinheiro não é tudo.

A questão da responsabilidade com os fatos publicados e o sensacionalismo, que pode arruinar a vida das pessoas, também é debatida no filme. Alicia aceita a sugestão do jornalista, mas impõe o título da manchete de capa como “Agarrados!”. O título acusaria os jovens de serem culpados pelo crime. Henry afirma que é necessário apurar os fatos para publicá-los com autenticidade. A diretora garante que se não houver nada palpável a manchete será “Agarrados!”. Ao ser indagada sobre a possível inocência dos jovens, afirma com insignificância que hoje pode-se acusar e amanhã elogiar.

Após obter indícios da inocência dos rapazes, Henry assume a postura de “herói-jornalista” e começa a investigar o crime. Sua luta pessoal consiste em inocentar os rapazes e assumir uma postura ética para que o sensacionalismo não ocupe a página inicial do The New York Sun.

O jornalista obtém um depoimento que liberta os jovens da acusação, e após muita discussão com Alicia, o título “Não foram eles” é destaque na capa do jornal. Henry consegue dar o “furo” jornalístico. Sua matéria com a apuração verídica e bem-sucedida faz com que a história se torne interessante aos leitores e comprova que a verdade também atende ao gosto popular. Sensacionalismo ou não, o importante é um final feliz.

Ficha Técnica
Título Original: The Paper
Gênero: Comédia Tempo de Duração: 88 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1994
Estúdio: Universal Pictures / Imagine Entertainment
Distribuição: Universal Pictures / UIP
Direção: Ron Howard
Roteiro: David Koepp e Stephen Koepp
Produção: Brian Grazer e Frederick Zollo
Música: Randy Newman
Direção de Fotografia: John Seale
Desenho de Produção: Todd Hallowell
Figurino: Rita Ryack
Edição: Daniel P. Hanley e Mike Hill
Elenco: Michael Keaton (Henry Hackett) Robert Duvall (Bernie White) Glenn Close (Alicia Clark) Marisa Tomei (Marthy Hackett) Randy Quaid (Michael McDougal) Jason Robards(Graham Keighley) Jason Alexander (Marion Sandusky) Spalding Gray (Paul Bladden) Catherine O'Hara (Susan) Lynne Thigpen (Janet) Jack Kehoe (Phil) Roma Maffia (Carmen) Clint Howard (Ray Blaisch) Geoffrey Owens (Lou)


Texto publicado originalmente no Canal da Imprensa

Comenta! (;